domingo, 15 de agosto de 2010

Porto Alegre me tem, não diga a ninguém.



Porto Alegre é que tem um jeito legal, é lá que as gurias... vão ao cortecabelô.
Na realidade, foi isso que o Fogaça quis dizer, mas não coube na métrica.
Sempre faço questão de fazer algum comentário a respeito das minhas peripécias pelo centro de Porto Alegre. Porém, hoje, com a manhã que tive, me senti na obrigação de dedicar um texto inteiro a essa tão movimentada região da cidade.
Me flagro pensando se outros núcleos metropolitanos têm tanta personalidade quanto o nosso centro.
Certamente, igual a Voluntários da Pátria não há. 
Andando pelas calçadas cinzas, desviando-nos das pessoas em seus ritmos frenéticos, recusando - com muita cortesia, claro - às ofertas de vendedores de DVD-Mp3-e-Bluray piratas, estamos, nós cidadãos comuns, fazendo a nossa parte para deixar a cidade cada vez mais interessante.
Afinal, quão enfadonha seria uma cidade sem um Mercado Público como o nosso.
Não consigo imaginar minha vida sem a aventura envolvida em tentar escapar dos comícios políticos, ou até das rodinhas de espectadores de humoristas e seus apitos de gato.
E o que dizer, então, das famílias indígenas, com sua numerosa prole sujismundinha, cantando músicas em línguas desconhecidas, que provavelmente amaldiçoam até a sua terceira e quarta geração no caso da gorjeta ser pequena? Living la vida louca, caros leitores.
Cidade Baixa não é páreo para o Centro.
Quem precisa de badalação, gente interessante, barzinhos alternativos e muito glamourEu que não. Badalação mesmo é fugir de pombos-barra-ratazanas-voadoras pela praça Getúlio Vargas.
Aliás, não há gente mais interessante e glamurosa que os compro-vendo-ôro. Poderiam estar vendendo latão, mas optaram por comercializar um metal nobre da tabela periódica.
Nenhuma música eletrônica substitui o mantra dos valevalevale-men.
Bate-estacas? Passado. A onda agora é o bate-ombros. Você vai andando e esbarrando seus ombros pelos ombros das pessoas, e o ruído das clavículas sendo desconjuntadas forma um ritmo musical psicodélico. Baita vibe.
O Centro é o espírito de Porto Alegre. Um espírito cinzento, digamos. Tá, um Gasparzinho. Contudo, é aquilo que a mantém viva. 
Até porque, sem um centro, não há norte nem sul, nem leste e nem oeste. Sendo assim a cidade ficaria condenada a não mais ser dividida em zona norte e zona sul, deixando os entregadores de China In Box ainda mais perdidos e demorados. Seria uma desgraça, melhor mesmo é deixar a cidade como está.
Porto Alegre é, realmente, demais. 
Fogaça sabe o que escreve. E a gente, bem, sabe o que interpreta.





* * *

Sessão #beijomeliga:

Beijo pro clã mais fodapacaraleow de todos. Amo vocês de-ma-ais.
Beijo pro guri-do-que-momento! :D
Queridos (2) leitores, dêem uma passadinha no Que Momento! - Blog recomendado pela autora, ó, tinindo.


Sessão #subnick:

Ai, tchê. Vou é fazer a circulação sanguínea com o rim, que o coração aqui não tá servindo mais pra nada.

11 comentários:

  1. REALMENTE! Porto alegre é TUUUDO! O que seria de mim sem POA, meudeus. Eu não seria nada sem o shopping, incrementado por cinemas, fliperamas, mcDonald's e outros restaurantes, sem o centro, o mercado, o metrô *-* aquela mega rodoviáriafilhadaputaquenãovendepassagemoumminutodepoisdohoráriomesmoônibustandoaliainda, o aeroporto, que me dá tantas recordações *-* aaaah, o Pepsi on Stage, sonho *-* e é claro, o mais importante, os amigos, as histórias, as aventuras, muita correria, onibus perdido, altas hooooras acordados, vinho *-*

    PORTO ALEGRE É TUDO DE BOM, NÃO SERIA NADA SEM ELA, E SEM VOCÊ JÉSSICA-SENSAÇÃO-DA-PRAIA, QUE EU AMO TANTO.

    ResponderExcluir
  2. Porto Alegre é muito bom, quem mora lá tmb..haha!!Então essa vai ser publicada Jéssica, que horgulho...Muito bem, "esse teu talento é raro" continue assim, melhorando em cada texto que tu escreve..Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Mas que momento!

    Não bastasse um texto com a autenticidade gaúcha e humor espetacular, ainda ganhei menção honrosa no #beijomeliga, com direito a link e indicação!

    MA-GA-VI-LHA!

    Gracias, muchas gracias pela lembrança, mas, me desculpe, foda mesmo são os teus relatos! Curto demais! =D

    Beijão, moça!

    ResponderExcluir
  4. AAAH que lindos, bregada gente, vocês sabem deixar a blogueira aqui boba :BB
    Takaa, seu lindo, te amo também fofo
    Jôôôô bregada linda, que nada. Ano que vem eu ainda vou pro "poesia da praça", néam :)
    Antônio-barra-guri-do-que-momento, nossa brigada, só indico o que é bom, né ;) Que no meu blog não indico pouca porcariiiia não, aloka hahaha

    Beijos pra todos! :)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Vou ser obrigada a escrever o Comunicado com letras maiúsculas, com tradução em inglês, espanhol, francês, madarim, libras e braile.
    Tá complicado de entender, hem.

    ResponderExcluir
  7. [hunf] e nãão veio mesmo?! Que desgraça...
    lá viemos nós again entãão..

    Bá, realmente, o Centro é a alma de Porto Alegre!
    Quem conta com uma Andradas que não tem fim, que tem possui uma rua de museus incríveis... E que mesmo com rio que não pode ser utilizado para nadar (não pessoas em são consciência), pode ser utilizado para apreciar o mais belo por-do-sul de Porto Alegre..
    Enfiim: PORTO ALEGRE é DEMAIS lala.

    Bjo Thasci

    ResponderExcluir
  8. porto alegre é muito bom, quem mora lá tb. hmnnnnnnn

    ResponderExcluir
  9. ah como sempre seus textos cheios de humor.. adoro, mesmo agora nao existindo mais o vale-vale-vale-vale-valeeeee que era um marco turisco tão exótico da nossa cidade, maldito cartão do tri !!!1 HSDIHSDIHD sabe né em novembro to eu na fila.. ! haha , beijo sua linda ! continue com teu humor 'ela balança mas n para' HSDUHDIDHDUI agora com o nosso dueto espero que te venha umas inspirações 'aiaiaiaiaiiaiaiaiaiaiiaai esse amor é bom dem-a-a-a-a-a-ais'
    HSHSDUIHISUHUSIHUSDIHUSDHUSDHSDIHISDUHSDHS
    FOI EMBORA E ME DEIXOU NO BOQUEIRAO, FEITO MODISS VOCE ME TROCOU !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. oooolha... e o que seria do mercado publico se não tivesse aquele AROMA DE PEIXE?
    ahhh vale lembrar a:
    "FABRICA-DE-CALCINHAAAAAAAAAAAA" (quantos "as" couberem no momento em que vc passa caminhando fugindo dos papeis que tocam na sua cara para que vc pegue!)

    kkk
    Adorei o texto...de novo!

    ResponderExcluir