quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jéssica de Tal


Cheguei ao local da prova. O fiscal mal me olhou nos olhos:
-Jéssica de quê?
Me conhece? Eu devo ter uma cara muito Jéssica, mesmo. Pensei por um momento: não acredito. Era uma sala de Jéssicas. E ainda havia outra no prédio da prova dos Analistas Judiciários. Haja sobrenome.
Diz-se que na década em que eu nasci, estava passando uma novela em que a protagonista levava o nome de Jéssica; está aí o motivo da quantidade massiva por m². Provavelmente haja uma estatística do IBGE para isso.
Queria mesmo era me chamar Maria. Particularmente, acho Maria o nome mais forte que existe. É simples. É de personalidade. E é igual ao da Maria Rita – não resisti. 
Só que se eu for trocar de nome ante a Justiça, alegando meu nome ser muito comum, de “Jéssica” para “Maria” , o juiz rirá da minha cara. Indeferimento na certa.
Mudar de nome é uma coisa bem complicada hoje em dia, tanto de fazer acontecer quanto de escolher o novo nome. Em primeiro lugar, o governo não facilita nada– como de costume (vide post “Caixa de Pandora”). É preciso um motivo consistente aos olhos da justiça, que nunca é o motivo que você tem. Em segundo lugar, levará tanto tempo até todos ao seu redor se acostumarem com o nome escolhido, que fica mais prático e menos despendioso simplesmente desistir da ideia (idéia! maldita reforma ortográfica) e esperar que na próxima reencarnação você receba um nome legal. E em terceiro, é uma (puta falta de) sacanagem com a sua mãe! Escolher o nome do filho com todo amor e carinho, pra ele, mais tarde, trocar. Eu ficaria seriamente tentada a deserdá-lo.
Na realidade, não tenho do que reclamar. Meu nome pode estar espalhado igual peste negra, mas não tem nenhuma pobrice. Se eu fosse obrigada a dar de cara com um elegantíssimo “Jhésshykahh” na carteira de identidade, não sei do que seria capaz. Não dá pra negar que é um nome perfeito para uma líder do MST.
Alguns nomes têm quase que uma personalidade embutida. Consigo tranquilamente imaginar um travesti chamado Lola. Ou uma patricinha americana em sua mansão em Beverly Hills, com algum nome de comida como Muffin. Sem contar aqueles nomes-clichê, como Amélia, A Mulher de Verdade.
Digo-lhes o que me vem imediatamente à mente. Britney: calvície. Ana Carolina: sapatarias. Hugh Laurie: bengalas. Nazaré: tesouras. Maradona: cenas de assassinatos sanguinolentos. Enfim. 
Do que será que as pessoas lembram quando ouvem "Jéssica"? Será que algum outro nome combinaria comigo? 
O Jéssicando se chamaria Mariando! Eu me chamaria Maria Motta, Marmota, Maremoto, ai que horrível. Dariam vários trocadilhos. Se bem que não posso falar minhas idéias em voz alta, que a minha irmã pega - e fica com os "direitos autorais" da piadinha.
Melhor deixar as coisas como estão. Meu nome pode ser comum, mas eu não sou comum. Fica a dica.





* * *
Sessão #beijomeliga:
Agora sim. BEIJO pra minha avó louca que me manda ameaças anônimas se-converta-ou-morra. Ninguém escreve a palavra "imfamia" em ameaça de gente normal, só tu, vó. #ficadicaqueridinha
Beijão pra vocês, meus (3) leitores! :B 


Sessão #subnick:

"E quando eu falo que eu já nem quero, a frase fica pelo avesso, meio na contra-mão."
(Ana Carolina)

8 comentários:

  1. Lendo teu texto, lembrei de uma reportagem que li no Jornal NH de ontem, sobre uma mulher que conseguiu mudar de nome aqui em Novo Hamburgo. Mudou para Sadessa. É, Sadessa. S-A-D-E-S-S-A.

    O nome antigo? Anderson. Isso justifica a parte do travesti do teu texto, que me fez lembrar duplamente dessa história.

    E, pra tua infelicidade, conheço um punhado de Jéssicas. Com e sem acento agudo, e até com G. Conheço duas Géssicas.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. como sempre ameeeeei, dei risadas enormes aqui haha, que isso claro que tu nao é comum tu é absoluta! haha . nossa eu ri demais , muito bom. também queria mudar meu nome uma vez .. mas depois desisti porqe ninguem ia se acostumar, mas tenho alguns amigos que me chamam de maria por causa do twitter ate acham que eu sou maria mesmo é engraçado hehe. beijo jéeeeeee

    ResponderExcluir
  3. Agora tu vai perceber o real motivo do meu ódio por comentários em blogs. Pra ser sinceramente sincero, trocar de conta 30 vezes realmente é estressante. Mas o mais estressante mesmo, é eu não ter capacidade de comentar a nível do teu blog.
    Sério, teria mil coisas a dizer, mas o que adiantaria eu ficar aqui digitando que tu escreves muito bem, que tu sabe desenvolver um assunto perfeitamente, e mais um monte de baboseiras. Disso tu já sabe né?
    Mas independente de qualquer clichê ou da capacidade que eu tenho pra escrever, eu realmente gosto de Jéssica. E quando penso em Jéssicas, me vem na cabeça inteligência. Por isso fiquei feliz de ver que tu se encaixou perfeitamente e não me fez mudar minha opinião sobre as Jéssicas. Não mude seu nome, por favor.
    E pra terminar, falando a coisa mais ralé do meu comentário inteiro, manda tua vó TOMAR NO CU. Eu não conheço ela, desculpa por qualquer coisa, mas ela é ridícula. Ela e todos os crentes. Não por serem crentes, mas homossexualismo e o preconceito sobre ele é um assunto que na minha opinião é totalmente estressante. É ridículo sair na rua e ter medo de andar de mão dada com o namorado, sem saber se de repente não vai aparecer um retardado preconceituoso que vai atirar em mim. E eu tenho certeza que crentes são pessoas que se encaixam perfeitamente no quesito retardado.
    Desculpa por qualquer coisa, só dei minha opinião sincera. Como sempre, teu texto está muito bom, continue assim meu bem. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. AHAHHAHAHA
    Se eu fosse mudar o MEU nome, mudaria pra "Sofia". Mas prefiro guarda-lo pra minha filha, quando eu tiver uma. (L)

    ResponderExcluir
  5. Maas Báá...

    O Negócio tá ficando chik hein?!
    Até o guri do "Que Momento!" por estas bandas!
    xD

    Rá. Eu ri.. Só tu Jé, querer mudar do "sujo pro mal lavad0" (maneira tosca de falar)hauhushua;

    Mas báá, imagino a hilariedade de salas apenas de Jéssica. Mas isso não deveria ser novidade pra ti, tu mesma sempre falou que se fossem juntar todas as Jéssicas (e suas variavéis) encheriam um colégio... jejejeje

    É. Tua VÓ anda #TENSA... meu paai!

    Sem querer ser chata, mas já sendo...
    Quanto ao que o Takeshi falou, sinto contrariar-te, mas evite generalizar os crentes, eu sou crente, religiosa, seja como sou protocolada por aí... e tenho a Jé como uma das minhas melhores amigas!
    Concordo, que muitas vezes no mundo evangélico, cristão e afins, protocolam as pessoas o que no fundo apenas demonstra que essas pessoas vivem liturgias e não o que pregam

    Jéé, POST MARA COMO SEMPRE!!

    QUERO POST NOVO! rá me vingar, ahaushua
    bjojo
    (L)

    ResponderExcluir
  6. uhahuahua Thasci, tá no forno, tá no forno! :D

    ResponderExcluir
  7. Gracias à menção honrosa ao "guri do Que Momento" no comentário da Thasci. Até me senti especial, hehehe!

    =D

    ResponderExcluir
  8. erich....meu nome vem com um h acoplado...quase não vejo "erichs", só erick ou eric...já vi até herick...e as atendentes dos lugares insistem em botar meu nome errado, teve uma vez que botaram até henrique, e até erique, érico, etc...ao menos jéssica todo mundo escreve certo, se errar é só um acento.-. a não ser que resolva enfeitar o nome, com umas 10 letras a mais adornando ele :P
    mto bom o post .-.e maria não fica bem pra ti :P muito menos mariando pro blog, jessicando é perfeito xD fim .-.
    bjs pra todos .-.
    ps: euri mto da sadessa .-.

    ResponderExcluir