quarta-feira, 23 de junho de 2010

Procura-se

E eu que pensei que ler Paulo Coelho fosse o ápice da decadência social. Mas não... morro de velha e não vejo tudo.
Pela Assis Brasil andávamos, Thasci e eu, falando pelos cotovelos -como sempre - e fui abençoada com a informação de que dona Geise Arruda vai lançar em breve sua vadiografia, digo, biografia. Misericórdia.
Realmente, Thasci, Machado de Assis está, neste momento, revirando-se no caixão.
Ei! Escritores (decentes) dessa geração, defendam-se! Tanta gente talentosa por aí, podendo ganhar um 'faz-me rir' escrevendo livros que poderiam muito bem tornar-se best-sellers. Esperta é a tal piriguete-boladona que usou do meio mais improvável de alcançar fama existente para 'subir na vida'. Aposto meu xampú que vai ter neguinho comprando a biografia por pura curiosidade ou apenas para poder criticar: e a Geise enche os bolsos.
O tio da banquinha da Alberto Silva já vai me alcançando a ZH quando eu chego, toda segunda e quinta-feira. Não fico sem a coluna do mestre L. F. Veríssimo. Um dia ainda encontro ele pelo Bom Fim e declaro meu amor eterno por aquela carequinha espirituosa.
Que um dia foi uma cabeleira espirituosa, e certamente começou com alguns continhos escritos no tempo da escola; ninguém começa a carreira tendo livros publicados na França e Estados Unidos.
Começa-se escrevendo livros de auto-ajuda, para depois passsar a escrever livros de verdade.
Se bem que é uma opção válida dar uma de Augusto Cury e enriquecer antes mesmo de evoluir de nível (livrosdeautoajudavãodominaromundo.com/menhêê).
Eu tenho fé na literariedade da 'magrinhagem' brasileira. O potencial é grande, só precisa ser encontrado em meio ao preconceito/medo-de-ser-flagrado-lendo-livros-de-autores-desconhecidos.
Nessas indas e vindas da vida cibernética me dei conta que aqueles SPAM´s escondem um tesouro literário. É... aqueles bem irritantes que lotam nossa caixa de entrada, mesmo.
Gente, é indiscutível a criatividade dos e-mails mande-essa-mensagem-para-todos-os-seus-contatos-ou-a-loira-do-banheiro-te-matará-à-meia-noite. São práticamente contos épicos! Quase fico tentada a repassá-los só por consideração ao esforço de escrever aquilo tudo.
Além de tudo, é notável o alto poder de persuasão desses e-mails - característica literária descarada. Ainda subsiste uma parcela da população que acredita piamente que o MSN se tornará pago em breve.
Como é que dizem por aí? De médico e de escritor de "Guia Prático da Mulher Bem-sucedida" todo mundo tem um pouco. Ou algo assim.
Quem convive comigo sabe que eu tenho verdadeiro horror de hipocrisia; e ao que me consta, quando o assunto é leitura, a hipocrisia é gritante. 
Assuma sua "leitura inútil" (se é que dá pra colocar assim), meu querido! Passa horas em cima de "Crepúsculo" em casa e sai lendo "Os Lusíadas" na parada de ônibus - aliás, não engana ninguém. Quem, em sã consciência, lê isso?! É uma encheção de saco em rima ABBA DCDC. 
Dessa maneira o preconceito literário não será vencido nunca!
Saia cachoalhando pela rua sua "Biografia do Silvio Santos" (salve Silvio! adoroele.com :B)! Você também, querida Geek, não tenha vergonha de ler " O Continente" nº35 em plena Redenção! 
Sou a favor da liberdade à diversidade ideológica. _/,,/
Precisamos abrir espaço para que possam surgir novos talentos escritorísticos nesse país.
Não precisa colocar seu "Espumas Flutuantes" no lixão - o livro de poesias mais lindo que eu já li (não muitos).
É só acrescentar à sua biblioteca pessoal o livrinho do Zé da editora Silva, sem receio. Sem pré-julgamentos.
Pensando bem, a biografia da Geise a gente passa.






* * *
Sessão #beijomeliga:
Beijo pra quem encontrar meus dedos perdidos pela Assis Brasil. Caíram hoje pela manhã com esse frio do capeta.

Sessão #subnick:

"Fama de porra-louca, tudo bem; minha mãe é Maria ninguém." 

(Maria Rita)

8 comentários:

  1. Maravilhosamente beem escrito!!

    Ah este eu deixo meu comentário no meu Blog http://cantodathasci.blogspot.com

    Queridos comentaristas... O que acho a respeito do assunto está no meu Blog, o link acima..
    lala.

    Jééé!
    Ficou Lindo, só não me estenderei mais sobre o assunto porque se nao vou repetir o post e daí ngm lê
    ahshuahsua

    bjoBjo!

    Te Amo

    ResponderExcluir
  2. PUTA QUE PARIU!! Geise Arruda com sua biografia?? Esse mundo ta perdido...era só o que faltava não, não, não.

    PS: ahsuhauhsuahu se eu encontrar teus dedos pode deixar que te aviso ;)

    Beijo Scarlet

    ResponderExcluir
  3. propagandadathasci.com
    -q
    to sem inspiração pra um bom comentário..
    mas rimas abba dcdc, se lembrou da escola D:
    é, apesar de tudo, tudo é tenso -q
    ao menos eu admito: só to lendo os livros que a profª pede .-. tu reclama dessa literatura, a profª de geografia nos mandou ler algo sobre oligarquetes. OLIGARQUETES. didática 0 X_X
    ps: eu ri do dança da mottinha '0'

    ResponderExcluir
  4. Cada um lê o livro que merece,não é mesmo? Greice Arruda faz parte da cultura inútil que uma pessoa pode adquirir por alguns meros trocados... Mas, não dá pra cair de pau em cima disso porque outros livros nesta mesma linha são escritos por "celebridades" e rendem muito dinheiro a seus autores. A diferença vai ser só esta: a quem conscideramos "celebridade"? Porque naquela parte boa, prazerosa,a da bufunfa, do "money" tão cobiçado, será com certeza um sucesso de vendas, devido a curiosidade do povo.

    ResponderExcluir
  5. aiuhsaiuhsiau "Eu comi a Madonna" amei!
    e ler Paulo Coelho é foda mesmo xP
    sempre do uma lidinha aqui, viu
    beijo!
    Luisa

    ResponderExcluir
  6. Frase do post:
    Assuma sua "leitura inútil" (se é que dá pra colocar assim), meu querido! Passa horas em cima de "Crepúsculo" em casa e sai lendo "Os Lusíadas" na parada de ônibus

    isso aêÊEÊÊ, apóiadoooo, aiusndaisund
    nem leio crepusculo, mas lí harry potter (NERD)enfim, nunca tive vergonha taa u.u, nem de ter comprado o setimo livro importado em ingles pagando uma fortuna só porque não quis esperar 2 meses pra aquela vagabunda lerda do caralho traduzir u.u
    ta disso eu me envergonho
    USADNIDSAUNSADIUN

    TE AMO CHABIII

    ResponderExcluir
  7. ahh e eu detesto paulo coelho, pra mim ele escria os livros duro da coca /prontofalei
    asudnasidnasiud

    ResponderExcluir
  8. Meeeeo, tu escreve muito bem mesmo. Parabéns ai.

    ResponderExcluir