sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Epopéia do Buffet

Algum problema psicológico eu devo ter. Me flagrei esses dias filosofando, cá com os meus botões, na fila do restaurante. Eis a cena: Um buffet livre. E eu, observando, atrás de cinco ou seis pessoas, com meu prato já em mãos. Ainda era cedo e chegavam mais famintos a todo momento.
Essa história de buffet é interessante; alguém um dia teve a brilhante idéia de posicionar todos os pratos no centro do ambiente, dando a correta impressão de fartura, para servir o maior número de pessoas com o máximo de elegância possível, sem parecer um rififi no refeitório. O problema é que ao redor da mesa o ser humano remete à sua natureza mais primitiva: o animal na disputa por seu alimento. Porque a verdade é que buffet não dá certo. Requer um despreendimento em relação à comida que ninguém tem. Embora, alguns finjam que têm.
Dadas as circunstâncias, é preciso conviver com ele. E é preciso ser estratégico se quiser chegar às batatinhas a tempo e razoavelmente sem danos. Tenho experiência no bagulho. Tome nota. 
O primeiro passo é não respeitar regras de hierarquia para a fila. Geralmente há alguma placa dando a preferência a idosos, crianças, feridos de guerra, etc. Ignore-a. Saia à cotoveladas em busca do lugar para a mesa das saladas. Nunca subestime as vantagens de chegar primeiro.
Estude o terreno. Antes de sair colocando camarões nos bolsos, dê uma olhada em todos os pratos da mesa e decore a sua localização. Provavelmente vão ter uns vinte e sete tipos de maionese; escolha já um deles pra não perder tempo depois.
Se achar que a disputa está acirrada, opte por uma ação diversionista: dirija-se certeiro aos embutidos e na última hora desvie-se rapidamente para o frango, confundindo o inimigo.
Atenção, nunca use a colherzinha que estiver disponível para servir o molho se tiver uma colher de sopa à mão.
Seja impiedoso. Tá certo, não vamos ser anti-éticos, mas se a cascata de lagostas estiver desaparecendo numa velocidade muito maior do que a do querido à sua frente, use o cabo do garfo, discretamente, entre a última e a penúltima costela. Se não der certo, use a ponta do garfo. 
Boatos são muito válidos: "acho mesmo que o perú é de plástico" ou " hoje cedo escutei o chefe dizer que o segredo do tempero do filé é a grama fresca que ele colhe pela manhã".
Use coação. Geralmente há um garçom servindo pratos quentes e aperitivos. Quando lhe apresentar o prato, encare-o e diga, com o olhar: " Eu conheço a sua laia, patife. Se me sonegar as torradinhas, enfiarei a sua cabeça no molho vinagrette até que você morra.".
No caso de você e outra criatura pegarem o mesmo pedaço de matambre ao mesmo tempo, sorria, enquanto aplica-lhe um ponta-pé. O sorriso é algo mágico.
Olha aí, nessa hora você estará saboreando seu rechonchudo prato, enquanto outros, menos empreendedores, ainda nem chegaram perto dos tomates.
Mas não se acomode. Ainda falta a batalha dos doces. ;)












* Pelas pequenas confusões que as dicas do Jessicando possam causar, a autora pede desculpas.
Pelas grandes confusões, ela não se responsabiliza.


*Adaptação da crônica do mestre L. F. Veríssimo, livro "Mesa Voadora". ;)
* * *




Sessão #beijomeliga:
-Beijo pro meu puto, Rafa, que eu amo tanto. E parabéns pelo 1 Mês, que ele e o Marlom completaram! :)
-Beijo pro Marlom-quase-aprovado também. :P
-Beijão pra Dani traveca, te amo muito xuxú.


Oolha só que gente de Satanás que eu ando, dsc dsc.


- Beijo adicional aqui, pra Scarlet Ciumenta!  Te amo pirigueteboladona.
E Beijo pro Matt que me deixa monopolizar o computador dele, coisamaisquerida! (L)  


Sessão #subnick:


" Entre tantos outros
Entre tantos séculos
Que sorte a nossa, hen." 
(Ainda Bem- Vanessa da Mata) -quemusiquinhafilhadamae




- AiCristo. :x 



9 comentários:

  1. terrível, buffet livre tsc tsc... boas dicas, boas dicas *anotando tudo no bloquinho* e se cercarem um prato antes e você não conseguir passar? comofass// peço dicas, ó grande sábia buffética -qqq

    diminutivo de colher é colherzinha '-' viu? '-' se o de cantor é cantorzinho, não é cantorinho '-' logo, o de colher não é colherinha -qqqq

    mas ainda prefiro latim do que português .-.

    buffet...latim...aiai...

    C'est la vie!

    By: Antedeguemon -q

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahahaha
    Tu me mata picolini :P

    ResponderExcluir
  3. se liga no francês -qq falomuitoné,jura '-'
    eu sempre posto primeiro, que honra .-. começarei a dizer FIRST, (jura tb né .-.)

    ResponderExcluir
  4. haushauhsuah me divirto muito contigo Jé...
    Ta e aí porque não mandou beijo pra mim?? Sabe né sou ciumentaa haushuah
    Beijo xuxú ;)

    Scarlet

    ResponderExcluir
  5. Uhul, agora VAI!

    Gata!
    Ri muito, muito!!

    Rá. Agora não fico mais sem minhas coxinhas fritas!!
    ahusahusha

    Guria, tu escrev muito bom!
    Que crônica maravilhosa!!
    Bjo!
    Te AMo

    ResponderExcluir
  6. bah morri rindo, não sabia desse teu lado escritora aí ;)
    bj, Jé ;**
    Luisa

    ResponderExcluir
  7. aai sempre morro com teus posts asiunadsiudnsaiudsandsaiun
    Tu escreve muito beeeem amorrr
    serrio mesmo, adorei esse, e sei como é, é tristeeee, certa vez menti que a fila estava contra mão pra poder pegar o resto de batatas, mentiraa!!! ou não, enfim
    sadiudsansauidsan
    tu tem que gastar essa criatividade toda escrvevendo músicas pra mim guria u.u preciso ficar famoso oras! iausndsaiudnsaiudsan
    e obrigadoo pelo parabéns *-* foi o primeiro mes de todossss pra sempre *-* adsiudnsaudsanudsaun
    te amooooo chabiii lindaaaaaa (L)

    ResponderExcluir
  8. O que seria de mim sem as tuas dicas de Buffet hein Jé? husasahusahaushuaahuhuauh
    ai como eu odeio ir em buffet, pq além de ficar 298372987392837 horas na fila, tu ainda tem que andar por todo o restaurante até chegar na mesa, correndo o risco de cair e pagar um mico e com todo mundo te olhando e pensando: nossa, como ela come :OO
    HUASHUSAUSAUHASUHSAHUSAHUSAUH

    serio, odeio!
    mas enfim, faz parte da vida --'

    P.S.: adorei o teu 'quem sou eu', me matei rindo hashshusahusauhsahuuhsahusa

    te amoooo mto meuo :**

    ResponderExcluir
  9. óóóin que amor, nao tinha visto teu comentario dani linda! (L)
    ahahaha concordo! :)
    brigada, amore! meu quem sou eu super franco :D
    te amo a loti

    ResponderExcluir