segunda-feira, 11 de março de 2013

O último a chegar é a mulher do padre.


           Mentaliza: Rafael, criança, bochechudinho. Dançando. Devidamente inserido numa fantasia de queijo. Rebolandinho na apresentação da creche. Lindo, né? O tempo passou e ninguém deu falta da roupa de queijo, depois que as bochechas diminuíram e o talento na música tomou a atenção de toda e qualquer platéia. Há controvérsias a respeito das bochechas.
            Uma formatura como essa, obviamente, representa um marco bastante significativo do crescimento profissional da pessoa. Se tratando do Rafael, interpreto como um marco de evolução em geral. De  criança direto para a vida adulta, do mingau com aveia, para a granola com uva passa. Sem puberdades,  pães de mel, sem meios termos. No momento da entrega dos canudos, ele deixou de ser um estudante de música para se tornar um Músico. Assim, com letra maiúscula. Nas pesquisas de opinião no centro de Porto Alegre, não vai mais dizer que é um estudante: é um músico. Vai continuar inventando um número de telefone, mas a ocupação não mentirá jamais! Questão de mérito. Música agora paga as contas.
            Estando já em fase adulta, essa vai ser uma coisa muito natural. Denise já não paga um Mc Donalds no shopping, e nem deve. Bota na conta da música! Roupas, cabelo, dentes, pele, unhas. Fecha tudo e põe no débito. Ouviu bem? Débito. Chega dessa vida de estágios obrigatórios no Adventista cantando Paula Fernandes.
            Jamais vou esquecer de eu tentando acompanhar em segunda voz, a música do Trem de Ferro. Muito bem lembrado, tentando. Certamente as crianças do colégio eram muito mais afinadas do que eu. Bem ensinadas, é claro. Pelo Professor mais assediado pelas pré-adolescentes. Chato ser lindo, né? Agora ficou ainda mais chato. Será lindo e rico. O que não fará muita falta, sem dúvida, serão as pré-adolescentes. Mas elas, com a fama, rapidamente serão substituídas por pessoas adultas de igual comportamento, não é preciso se preocupar. A música do Trem de Ferro vai ficar na minha memória, assim como a da Mandioca. Como não rir de uma música que diz “pega na mandioca pra fazer farinha”? A turma toda, muito madura, acompanhava seu Rafa Strey no riso frouxo. Coisas pueris, que fazem parte de todo esse processo longo que é o amadurecimento. Pena que a partir de hoje, ele é um Músico. E depois do “grande marco da formatura”, já sabem: Vai cantar a música da Mandioca sem um sorrisinho besta no rosto! Se rir, perde o diploma.
            Imagina que alguém que no meio de uma festa vinha me pedir autorização pra dar estrelinha na pista, hoje está se tornando um adulto responsável. Pedia como se eu fosse me responsabilizar por quaisquer danos causados pela peripécia dentro da boate. E iria mesmo. Que quebrasse toda a aparelhagem de som, pagaria. Que machucasse seriamente todos as pessoas ao redor. Doaria um pouco do meu sangue para cada uma delas. Num piscar de olhos. Justo eu, que não me responsabilizo nem pela minha dieta, tomaria todos os riscos por ele.
            Mentaliza: Rafael e eu, assistindo o dvd da Paula Fernandes na casa do planalto. Comendo alguma bobagem, que provavelmente eu não deveria comer, sentados em meio aos edredons e as  roupas dele bagunçadas pela cama. Ele cantando, olhando pra ela, tão linda, sonhando com um autógrafo, quem sabe entrar no camarim um dia pra conhece-la. A cena foi exatamente assim. Sem tirar nem por.
            Agora, Rafa, mentaliza: Quem vai brilhar é tu. Sobe no palco, olha pro lado que a Paula Fernandes tá te passando o microfone. Para de sonhar, que o sonho começa no momento em que tu acorda, todo dia.
            Que profissional que tu te tornaste! Sempre zombou das minhas semínimas na pauta que pareciam cerejas, e eu te escutava antes, um estudante, como te escuto agora, com um diploma nas mãos. Pronto pra encarar o mundo com ele. É só um papel, mas está separando a criança do músico, do cantor.
            Eu sei que quando tu ficares famoso, vai me apresentar o Chico Buarque. Na verdade só sou tua amiga por isso. Só por isso tenho ciúmes, brigo, xingo e depois te levo flores de surpresa nas tuas apresentações. Só pelo Chico mesmo, durmo na mesma cama que tu, te fazendo cafuné eterno, com a maldade de duas crianças, dividindo a coisa mais importante do mundo: confiança.
            Tu foi o primeiro a saber dos meus primeiros segredos, e único a saber dos últimos. Eu não só sou uma criança, como pareço uma criança, quando to contigo, quando não há o que eu não possa falar ou o que tu não vá ouvir.
            Faço birra, me jogo no chão, digo não quando quero dizer sim, só pra ter tua atenção. A gente é besta quando ama, né? Faz dessas de ficar 12, 13 horas esperando de pé em ídolos, só pra ver teu sonho realizado. Ou também quebra chaleiras de cerâmica da tua tia, quando fica sozinha na casa dela, simplesmente pra testar se a amizade sobrevive. Nunca ouviu falar? Eu que patenteei o teste da Chaleira, em breve vai estar na Capricho.
            Eu te amo mais do que eu consigo colocar nesse texto besta, cheio de piadas sem graça e ironias implícitas. Te amo com toda a minha verdade. Mesmo que a minha verdade não tenha ainda um diploma de verdade absoluta, que tenha passado por um marco muito significativo como uma formatura. Minha verdade ainda mente a idade pra entrar na boate. Mas nunca deixou de ser verdade, e vai amadurecer, junto comigo. E contigo.
            Tu é um Músico agora, e eu te desejo todo sucesso do universo. Pode mentalizar. E eu juro que vou amadurecer pra acompanhar os teus passos.
            Mas só se tu correr mais que eu.
            Quer apostar? Quem chegar por último é a mulher do padre.



(Homenagem de formatura à mariudo, com todo amor, beajs!)

"Cuide de quem corre do seu lado e quem te quer bem, essa é a coisa mais pura."

2 comentários:

  1. Confesso que caiu uma lágrima. Lindo demais! beijão

    ResponderExcluir
  2. O teu melhor texto! rsrsrs
    Sério meeeu, coisa mais linda do mundo!!
    Não tenho nem palavras pra te agradecer por isso, pela homenagem e por tudo!
    na tua formatura será a minha vez! hahaha
    Te amo muito, minha mareoda!
    E, exlcuindo o fato do texto ser sobre mim, o texto está brilhante, como sempre! Parabéns, marelda talentosa! <3

    ResponderExcluir